A | A | A

Precisa de visto ou autorização de residência?

Pessoas de certas nacionalidades precisam de visto para visitar a Noruega por até 90 dias. Todos aqueles que permanecerão por mais de 90 dias na Noruega precisam de autorização de residência. Em muitos casos, quem for trabalhar na Noruega também precisa de autorização de residência, mesmo se permanecer no país por um período inferior a 90 dias.

A Direção-Geral de Imigração (UDI, sigla em norueguês) é responsável por pedidos de visto e autorização de residência. Para mais informações, consulte o site da UDI.

Os requisitos relativos aos documentos que devem acompanhar o pedido podem variar de um lugar para outro. Por isso é importante entrar em contato com a missão diplomática ou consular que analisará seu pedido para saber se há exigências adicionais além daquelas indicadas pela UDI.

Para quem apresentar o pedido numa missão diplomática ou consular norueguesa, é recomendado registrar o pedido no portal de pedidos da UDI. Nesse portal, é possível pagar a taxa do pedido e agendar uma data para a entrega dos documentos adicionais na missão diplomática ou consular.

Na data e horário combinados, é preciso comparecer na missão diplomática ou consular munido de todos os documentos. Se o requerente não levar todos os documentos, será necessário marcar nova data para a entrega. Pedidos incompletos não são aceites. Quando o pedido tiver sido processado, a missão diplomática ou consular informará o requerente.

Todas as pessoas que precisam de visto para visitar a área de Schengen (incluindo a Noruega) são obrigadas a ter um seguro de saúde válido. Consulte o site da missão diplomática ou consular em questão para ver se há uma lista de seguradoras aprovadas. Sem o seguro válido, o visto não será concedido, salvo concessão de isenção do requisito de seguro. A recomendação geral é que todas as pessoas que visitarem a Noruega tenham um seguro válido de saúde e viagem.

Lembre-se de que mesmo a quem o visto foi concedido o guarda de fronteira pode recusar a entrada na Noruega, se, no momento da entrada, ele/ela já não preencher os requisitos para o visto. Isso pode acontecer, por exemplo, se a pessoa não for capaz de comprovar ao guarda de fronteira que possui recursos financeiros para toda a estadia na Noruega.


Bookmark and Share