A | A | A

O povo sámi

Última actualização: 25.09.2009 // A área de povoamento tradicional dos sámi estende-se por quatro países: a Finlândia, a Noruega, a Rússia e a Suécia. O povo sámi já habitava estas áreas muito antes do estabelecimento de fronteiras nacionais, sendo assim reconhecidos como um povo indígena na Noruega.

 

 

A população sámi

Não existem números exatos no que respeita à dimensão da população sámi na Noruega, mas estima-se que estejam entre 60.000 e 100.000 habitantes. Aproximadamente 15 a 25 mil Sámis vivem na Suécia, mais de 6.000 na Finlândia e aproximadamente 2.000 na Rússia.

 

Fontes tradicionais de sustento

A zona de criação de renas dos Sámi abrange os cinco condados noruegueses que ficam mais a norte e o município de Engerdal, no Condado de Hedmark.

 

As fontes tradicionais de sustento do povo sámi incluem a criação de animais, a caça e a pesca, a agricultura e o duodji, que é o artesanato sámi.

 

O Dia Nacional dos Sámi

Desde 2004, 6 de Fevereiro é o Dia Nacional dos Sámi, um dia nacional oficial na Noruega. O Dia Nacional dos Sámi celebra-se na Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia, servindo de símbolo de uma nação sámi unida que ultrapassa as fronteiras das nações. Nesta data comemora-se o primeiro congresso Sámi, realizado a 6 de Fevereiro de 1917, que estabeleceu as fundações para o desenvolvimento da cooperação a nível nacional e transfronteiriço do povo Sámi.

 

A bandeira sámi

Em Abril de 2003, a Lei relativa ao uso de bandeiras em edifícios públicos municipais foi motivo de emenda de modo a incluir a bandeira Sámi. Os municípios e condados noruegueses estão hoje em dia autorizados a hastear a bandeira sámi em qualquer ocasião.

 

A bandeira sámi foi empossada em 1986 pelo Conselho Sámi, uma organização não governamental internacional composta por organizações sámi da Finlândia, Noruega, Rússia e Suécia. A Secção 6 do Capítulo 1 da Lei Sámi confere ao Sámediggi a autoridade de estabelecer leis relativamente à utilização da bandeira sámi na Noruega.

 

A bandeira sámi foi hasteada no Complexo Administrativo Governamental pela primeira vez no Dia Nacional dos Sámi de 2003. No futuro, a bandeira será hasteada no Complexo Administrativo Governamental em todos os dias 6 de Fevereiro como símbolo do papel da cultura Sámi na Noruega. A bandeira será igualmente hasteada no Storting (edifício do Parlamento Norueguês).A população sámi


Fonte: Texto da autoria do Ministério da Administração Local e do Desenvolvimento Regional   |   Bookmark and Share