A | A | A

Jubileu Real: 25 anos no trono

Última actualização: 15.01.2016 // Este fim de semana Suas Majestades o Rei Harald e a Rainha Sonja marcam o 25º aniversário da sua ascensão ao trono da Noruega.

O presente do Governo Norueguês ao Rei e a Rainha será um evento comemorativo do jubileu na praça da Universidade, em Oslo, seguido por uma apresentação de gala na Aula da Universidade de Oslo. Serão realizadas atividades de inverno para crianças na Praça do Palácio, no dia do aniversário. Veja a lista completa de eventos. 

Gostaria de enviar uma mensagem de congratulações à Suas Majestades o Rei e a Rainha?

Há uma mensagem de felicitações registrado no site oficial do kongehuset.no. O registro online permanecerá aberto durante todo o fim de semana, de sexta-feira, 15 de janeiro, até meia-noite de domingo, 17 de Janeiro. 

História

A monarquia norueguesa existe há mais de mil anos. Harald "Cabelo Belo", considerado como o primeiro Rei Norueguês, uniu os pequenos reinos da Noruega em um único reino em cerca de 885. Desde o tempo de Harald "Cabelo Belo" até os dias atuais, a Noruega teve mais de 60 soberanos nomeados. O atual Rei pertence à Casa de Glücksburg, que tem governado a Noruega desde 1905.

Embora a história norueguesa exista há séculos, a Noruega moderna, como uma nação independente, é relativamente jovem. Em 1380 a Noruega e a Dinamarca foram fundidas numa única monarquia, mas à Noruega foi dado um papel subordinado na união e ficou cada vez mais sob o controle dinamarquês. A união com a Dinamarca foi dissolvida em 1814, no resultado das guerras napoleônicas. Por um breve tempo, a Noruega tornou-se novamente uma nação independente, elaboranado sua própria constituição. Apenas alguns meses depois, no entanto, a Noruega foi obrigada a entrar em uma união com a Suécia - desta vez como uma nação independente, mas com um rei comum e política externa comum. Em 1905, a união da Noruega e da Suécia foi dissolvida, e a Noruega escolheu seu próprio monarca: Rei Haakon VII, avô do rei atual. 

Você pode encontrar mais informações em kongehuset.no, a página do jubileu no Facebook ou Regjeringen.no (apenas em norueguês)


Bookmark and Share