A | A | A

Exposição fotográfica Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 abre em Manaus dia 15/07

Última actualização: 07.07.2014 //

A Exposição itinerante Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 – Retrospectiva em Imagens da Luta dos Povos Indígenas no Brasil por seus Direitos Coletivos, promovida pela Embaixada da Noruega e Instituto Socioambiental (ISA), estará em Manaus no período de 15 de julho a 17 de agosto, com o apoio da Prefeitura de Manaus.  

 

A exposição traz momentos e personagens históricos, retratados em um período de 33 anos no qual os povos indígenas saíram da invisibilidade para entrar de vez no imaginário e na agenda do Brasil.

    

O marco desse processo foi o capítulo dos direitos indígenas da Constituição. Entre outros temas, as imagens retratam a participação indígena na Constituinte (1986-1988); a batalha  pelo reconhecimento das Terras Indígenas; a resistência às invasões de garimpeiros e madeireiros; o apoio de músicos como Sting e Milton Nascimento; a apropriação das tecnologias do homem  branco; as ameaças aos povos “isolados”; e as mobilizações recentes pela garantia de seus direitos.

 

A ideia é oferecer aos visitantes não somente informações sobre a história da luta indígena por seus direitos, mas também sensibilizá-los para a sociodiversidade indígena no país, com dados sobre a população atual, seus modos de vida, lideranças mais atuantes, entre outros.

 

A Cerimônia de Abertura, contando com a presença da Embaixadora da Noruega Aud Marit Wiig e aberto ao público, acontecerá no dia 15 de julho de 2014, às 19h30, no Parque Ponta Negra, Av. Coronel Teixeira, s/n - Ponta Negra.


Bookmark and Share