A | A | A
Foto: Kristian Bengtson.Foto: Kristian Bengtson

Embaixada participa de encontro que discute o primeiro Mapa Continental Guarani

Última actualização: 25.11.2015 //

Nos dias 24-25 de novembro, em Asunción, capital do Paraguai, aconteceu um encontro no âmbito da construção do primeiro Mapa Continental Guarani: uma iniciativa pioneira para trazer conhecimentos sobre a localização territorial das comunidades guarani no Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia. O projeto conta com apoio da Embaixada da Noruega e conta com três instituições parceiras brasileiras – CIMI, CTI e ISA – além de um leque de instituições indigenistas dos países vizinhos.

No encontro, o coordenador do Programa Norueguês de Apoio aos Povos Indígenas, Kristian Bengtson, estava presente. Representantes do Misereor e DKA, outras duas entidades apoiadoras, também participaram. Ainda, no primeiro dia, marcaram presença o Sr. Jorge Servin, Presidente do Instituto Paraguayo del Indígena – INDI (o equivalente à FUNAI no Paraguai) e a Sra. Myrna Cunningham Kain, Presidente do Fórum Permanente para Assuntos Indígenas da ONU.

A previsão é que o mapa esteja disponível, tanto em versão impressa como online, a partir do início do segundo semestre de 2016. O produto será distribuído nas escolas indígenas nos quatro países, nas escolas públicas nas regiões de presença guarani, enviado para universidades e  órgãos públicos.     


Bookmark and Share