A | A | A

Primeira Reunião do Diálogo Bilateral entre Brasil e Noruega sobre Energia

Última actualização: 28.09.2012 //

A primeira reunião do Diálogo Bilateral sobre Energia entre Brasil e Noruega ocorreu em Brasília, em 14 de setembro. O diálogo de energia se baseia em uma colaboração já estabelecida entre os dois países, não menos relacionados ao setor de petróleo e petróleo. A Noruega tem uma forte presença no setor de petróleo brasileiro, com cerca de 100 empresas instaladas no Brasil. Noruega e Brasil também têm um perfil semelhante quando se trata de consumo de energia. Embora grandes países produtores de óleo, os dois países dependem fortemente de energia renovável.

Do Brasil participaram representantes do Ministério das Relações Exteriores, o Ministério de Minas e Energia, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e outros. Da Noruega participaram representantes do Ministério Norueguês das Relações Exteriores, o Ministério de Petróleo e Energia e da Embaixada da Noruega.

Durante a reunião, no Palácio do Itamaraty e no Ministério de Minas e Energia, muitos tópicos relacionados com a energia foram discutidos, com ênfase na cooperação entre os dois países, como perspectivas brasileiras e norueguesas do mercado mundial de energia, nas plataformas continentais noruegueses e brasileiros e conteúdo local. Possíveis áreas de cooperação são por exemplo energia renovável (como hidroeletricidade e os biocombustíveis), pesquisa e desenvolvimento (P & D) no setor de energia, segurança offshore, bem como a colaboração relacionado aos fóruns multilaterais.

A próxima reunião do Diálogo Bilateral sobre Energia está prevista para junho de 2013, em Oslo, Noruega.


Bookmark and Share