A | A | A

Embaixada participa de seminário de apresentação dos resultados do Projeto RESEX na Amazônia Brasileira

Última actualização: 11.04.2013 //

A Embaixada da Noruega participou do seminário de apresentação dos resultados do Projeto Reservas Extrativistas (RESEX) na Amazônia Brasileira, organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). A Ministra Conselheira Sissel Steen representou a Embaixadora na mesa de abertura e enfatizou o importante e recente apoio da Noruega ao Brasil nas ações de combate ao desmatamento e promoção do desenvolvimento sustentável, principalmente na Amazônia Legal. João Arnaldo (responsável pelo projeto no ICMBio) ressaltou a importância do projeto e sua repercussão direta para a construção e consolidação do Plano Nacional do Extrativismo. De acordo com João Arnaldo, o projeto teve um impacto positivo que não se restringe apenas ao alcance dos objetivos do projeto, mas as lições aprendidas com sua execução foram incorporadas na agenda ambiental do Governo.

O Projeto RESEX teve como objetivo principal contribuir para o planejamento e regularização fundiária na Amazônia, bem como promover a gestão participativa e o fortalecimento institucional das organizações locais para o manejo e produção das unidades de conservação de uso sustentável.

Vinte e duas Reservas Extrativistas foram beneficiadas pelo projeto. As principais ações realizadas foram: 1) A demarcação e a consolidação territorial das áreas das Resex; 2) a capacitação das comunidades locais para administração, produção e desenvolvimento sustentável e a elaboração de planos de manejo para assegurar o direito de acesso das populações tradicionais à terra e aos recursos naturais, promovendo assim a organização socioeconômica e; 3) a produção sustentável associados à conservação das florestas e redução da pobreza.

Após cinco anos de implementação, o Projeto RESEX alcançou resultados bastante satisfatórios e espera-se que seus resultados sejam replicados.


Bookmark and Share