A | A | A

A visita do Ministro da Educação e Pesquisa da Noruega ao Brasil

21.09.2016 // O Ministro da Educação e Pesquisa da Noruega, Torbjørn Røe Isaksen, realiza visita ao Brasil de 19 a 23 setembro. O objetivo é reforçar a cooperação bilateral brasileiro-norueguesa no domínio da Educação e Pesquisa.

Em Brasília, o Sr. Isaksen se reunirá com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, e com o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, na terça-feira, dia 20 de setembro. A visita também inclui São Paulo e Rio de Janeiro.

Isaksen irá apresentar a estratégia «Panorama» norueguesa para a cooperação com o Brasil e países selecionados fora da Europa. A estratégia «Panorama» promove a mobilidade dos estudantes da Noruega para os países parceiros Brasil, Índia, Japão, China, Rússia e África do Sul. A Noruega tem comunidades de pesquisa fortes, empresas bem-sucedidas e recursos naturais. O objetivo é trabalhar em conjunto com as comunidades de pesquisa e educação superior brasileiras, a fim de reforçar a competitividade e a inovação.

Internacionalização é aspecto chave para a Noruega na melhoria da qualidade e relevância do seu ensino superior e pesquisa. A reciprocidade é a base para a cooperação bilateral e é uma perspectiva de longo prazo com base institucional. Nos próximos anos, a Noruega planeja dar ênfase às seguintes áreas de pesquisa:

  • Mares e Oceanos
  • Clima, Meio Ambiente e Energias Renováveis
  • Tecnologias facilitadoras
  • Serviços de bem-estar e atenção à saúde melhores e mais eficazes
  • Indústrias inovadoras e adaptáveis
  • Grupos académicos líderes em nível mundial

No MEC, será assinado, no dia 20 de setembro, Memorando de Entendimento de Cooperação em Educação. A importância do Memorando reside na oportunidade para renovação do interesse de ambos os países em prosseguir com a cooperação bilateral nos campos da educação básica, profissional e superior.

O novo documento bilateral deverá viabilizar a colaboração em educação superior, educação profissional e educação básica. Além disso, propõe encontros regulares, a fim de que as partes discutam ações de mobilidade, organização conjunta de seminários e eventos; intercâmbio de informações sobre políticas e sistemas educacionais e sobre inovação e inclusão social produtiva.

Na sequência da assinatura do Memorando de Entendimento, haverá a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação em Educação para examinar aspectos específicos da cooperação bilateral, visando ao aperfeiçoamento do intercâmbio e cooperação no campo da educação superior.

 

Sobre a Noruega

A Noruega é parceira importante do Brasil em foros multilaterais, dada a convergência de posições entre os dois países em diversos temas da agenda internacional, como paz e segurança, meio ambiente e direitos humanos.

Nos últimos anos, foram firmados acordos bilaterais sobre diversos temas, como consultas políticas; meio ambiente e mudanças climáticas; aquicultura e recursos da pesca; intercâmbio de estudantes e pesquisadores, inclusive no âmbito do programa Ciência Sem Fronteiras; e cooperação entre os ministérios da Ciência dos dois países.

A população da Noruega é de 5,5 milhões de pessoas. O país tem 64 universidades e instituições com ensino superior. Em 2015, havia 283.100 estudantes no ensino superior e mais de 60% eram mulheres.

Entre julho de 2011 e dezembro de 2014 a Capes concedeu 65.205 bolsas de estudo pelo Programa Ciência sem Fronteiras. A Noruega foi o 17º país que mais recebeu bolsistas da Capes no âmbito do CsF, tendo sido concedidas 381 bolsas para aquele país.

 

Torbjørn Røe Isaksen – Biografia

 Torbjørn Røe Isaksen

Torbjørn Isaksen (nascido em 28 de julho de 1978) é um político norueguês, membro do Parlamento pelo Partido Conservador e tem servido como Ministro da Educação e Pesquisa desde 2013.

Foi líder dos Jovens Conservadores (Unge Høyre), a ala jovem do Partido Conservador de 2004 a 2008. Serviu como vice-representante ao parlamento norueguês do condado de Telemark no período de 2005 a 2009. Na eleição de 2009, foi o candidato mais votado dos conservadores de Telemark e foi eleito para o parlamento pela primeira vez.

O Ministro Isaksen tem um mestrado em ciência política pela Universidade de Oslo (2008). Antes de entrar para a política em tempo integral, Isaksen trabalhou como jornalista freelance e foi o editor de política no jornal “Minerva”. Publicou e editou livros sobre conservadorismo e filosofia política. Seu último livro foi publicado em 2013 e discutiu o papel das políticas sociais e educacionais no moderno estado de bem-estar social.

 


Bookmark and Share