A | A | A

A Noruega irá sediar o Congresso Mundial contra a Pena de Morte

Última actualização: 17.06.2016 // A Noruega sediará o 6º Congresso Mundial Contra a Pena de Morte em Oslo, de 21 a 23 de junho de 2016. O Congresso atrairá cerca de 1.300 participantes de mais de 80 países, incluindo ministros, parlamentares, acadêmicos, advogados e membros da sociedade civil.

“Estou ansioso para sediar o Congresso Mundial contra a Pena de Morte. É uma importante plataforma onde estados retencionistas e abolicionistas podem se reunir em diálogo aberto, compartilhar experiências e trabalhar em conjunto em direção da abolição global”, disse o Ministro das Relações Exteriores da Noruega, Børge Brende.

O Congresso deste ano terá como foco as instituições nacionais de direitos humanos e progressos e retrocessos na Ásia. Outros temas importantes serão pena de morte e terrorismo, as minorias e saúde mental.

 “Noruega prioriza altamente a luta global contra a pena de morte. Esta é uma parte integral da nossa política de direitos humanos”, disse Brende.

O Congresso Mundial é organizado pela organização francesa Ensemble contre la peine de mort (ECPM) em parceria com a Coligação Mundial Contra a Pena de Morte. Além do programa principal, haverá grande variedade de eventos secundários, incluindo na Universidade de Oslo e no Parlamento Norueguês. Entre os participantes, estão o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, e o Secretário-Geral do Conselho da Europa, Thorbjørn Jagland.

A tendência mundial é para a abolição da pena de morte. A Noruega estimula as autoridades em países onde a pena de morte ainda é praticada a introduzir uma moratória imediata, e para abolir a pena de morte tanto na legislação e na prática.

Para mais informações sobre o Congresso Mundial, por favor clique aqui.

Para mais informações sobre os esforços da Noruega para acabar com a pena de morte, por favor clique aqui.


Bookmark and Share